Fundação do Núcleo Espírita Verbo de Luz

Aos 28 de Abril de 1.996, às 17:00 horas, à Rua E 2, 250 no conjunto Teixeira Dias - Barreiro de Baixo-BH., na residência do Sr. Nélson Salérno Valentim. Um grupo de amigos, todos adeptos da Doutrina Espírita, reuniram-se com a finalidade de fundar uma Casa Espírita. Além do anfitrião, participaram do evento, as seguintes pessoas: Antônio Leonildo Pazello, Elzira da S.Palhares de Oliveira, Vânia C.Palhares de Oliveira, Najadir Pereira dos Santos, Gilberto Pereira dos Santos, Maria Flordenisse C.Valentim, Helena Anastácia da Costa, Geralda dos Santos Lacerda, Carla M.Palhares de Oliveira, Marco Antonio Fonseca e Antônio Fonseca Braga.

Na abertura da reunião, o Sr. Antônio L.Pazello, fez a leitura da mensagem "Em honra da liberdade" do livro " Palavras de Vida Eterna" de Emmanuel Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Em seguida proferiu a prece inicial.

Após as várias considerações e sugestões formuladas pelos participantes, sugeriram que se desse um nome para a Casa recém fundada. 

Entendeu-se que cada participante usando papel, escrevesse o nome escolhido, colocando-o num envelope sem revela-lo aos demais. Para surpresa de todos, eis, que foram sugeridos 12 nomes diferentes. 

Posta em votação para que definissem o nome, o primeiro resultado foi empate entre os nomes,"Núcleo Espírita Irmão Ismael" e " Núcleo Espírita Verbo de Luz". Em segunda votação, optou-se por NÚCLEO ESPÍRITA VERBO DE LUZ. Todavia não sabemos quem teria sugerido o nome "VERBO DE LUZ". 

O NÚCLEO ESPÍRITA VERBO DE LUZ, é uma Sociedade Civil, Religiosa, Filantrópica e Beneficente, de natureza Espírita e de duração indeterminada, com sede e foro na Capital do Estado de Minas Gerais, e tem por fim o seguinte: 

a) O estudo, divulgação e prática do Espiritismo no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso, com base nas obras básicas codificadas por Allan Kardec e demais obras subsidiárias. 

B) A prática da caridade com base no Evangelho de JESUS CRISTO por todos os meios lícitos e possíveis. 

Com as bênçãos de Deus de Jesus e o amparo dos espíritos superiores, alcançamos o que almejávamos. 

Antonio Pazello