sábado, 1 de outubro de 2011

05 - Aconteceu em Maio

William Crookes

DIA  04

1929 desencarna William Crookes, em Londres, Inglaterra, famoso cientista britânico que realizou sessões de materialização bem documentadas do Espírito Katie King, com a médium Florence Cook; foi o maior químico da Europa em seu tempo, descobridor do radiômetro, o quarto estado da matéria (radiante).

DIA  06

1939 inaugurada em Tours, França, a Union Spirite Française.

DIA  07

1856 em Paris, Allan Kardec recebe mensagem do Espírito Hahnemann, confirmando sua missão de codificador da nova doutrina.

1878 nasce Pedro de Camargo, em Piracicaba, SP, autor de vários livros sob o pseudônimo de Vinicius: “O Mestre na Educação”; “Na Seara do Mestre”, entre outros. Inicialmente de religião Metodista, após sua conversão dedicou mais de 50 anos a tarefas de educação e evangelização espíritas.

1934 pelo Decreto-Lei 4.765, a Federação Espírita Brasileira é considerada de utilidade pública.

DIA  08

1852 publicado, nos Estados Unidos, o primeiro jornal espiritualista do mundo, o “The Spiritual Telegraph”, sob o comando de Charles Partridge e do reverendo Dr. S. B. Britan, com várias notícias sobre fenômenos mediúnicos.

1855 na França, Allan Kardec assiste à primeira comunicação mediúnica na casa da Sra. Plainemaison.

DIA  09

1879 na Espanha, Amália Domingo Soler assiste, pela primeira vez, à manifestação do Espírito Padre Germano, seu guia espiritual, que a estimula para prosseguir na sua grande missão.

DIA  11

1957 em Pedro Leopoldo, MG, Frei Boaventura Kloppenburg, inimigo declarado do Espiritismo, visita o médium Francisco Cândido Xavier, sendo por ele recebido com amabilidade.

DIA  13

1849 nasce Elizabeth D’Espérance, em Edimburgo, Escócia, grande médium de efeitos físicos; converteu ao Espiritismo inúmeros cientistas que a pesquisaram; deixou sua autobiografi a na obra “No País das Sombras”.

1869 Antônio da Silva Neto, pioneiro do Espiritismo no Brasil, 141 anos atrás e dezenove anos antes da decretação da Lei Áurea publicou o folheto “A coroa e a emancipação
do elemento servil”, focalizando um tema que Allan Kardec havia examinado em sua primeira obra:
O Livro dos Espíritos, questão 829.
Indagou Kardec:
— Haverá homens que estejam, por natureza, destinados a serem propriedades de outros homens? 
Os Espíritos lhe responderam:
 “É contrária à lei de Deus toda sujeição absoluta de um homem a outro homem.  A escravidão é um abuso da força. Desaparece com o progresso, como gradativamente
desaparecerão todos os abusos”.

DIA  19

1973 conferido a Francisco Cândido Xavier o título de Cidadão Honorário de SP. 1985 desencarna Hemendra Nath Banerjee, em Los Angeles, EUA, pesquisador de vários
casos de reencarnação, denominados “Memória Extra-Cerebral”; autor do livro “Vida Pretérita e Futura”, 25 anos de estudos sobre a reencarnação, publicado em 1979.

DIA  20

1857 Allan Kardec envia carta à escritora George Sand, presenteando-a com “O Livro dos Espíritos” e cumprimentando-a pelo seu trabalho artístico em Paris, sobre o homem e a comunicação com a Espiritualidade.

DIA  21

1874 realizada sessão mediúnica de despedida do espírito Katie King que, durante dois anos, em sessões semanais, materializou-se por intermédio da médium Florence Cook para as pesquisas do sábio William Crookes.

DIA  22

1859 nasce Arthur Conan Doyle, em Edimburgo,
Inglaterra; médico, escritor e novelista, criador de “Sherlock Holmes”, cujas aventuras são lidas com interesse até hoje; aderiu ao Espiritismo, ingressando na Sociedade de Pesquisas Psíquicas; foi presidente de honra da Federação Espírita Internacional, escreveu a obra “A História do Espiritismo” e tornou-se um de seus maiores pesquisadores.

1867 no Rio de Janeiro, Bezerra de Menezes toma posse como deputado geral na Assembléia Geral do Império, com a presença de D. Pedro II, da Princesa Isabel e de seu marido, Conde D’Eu.

1885 desencarna Victor-Marie Hugo, na França; romancista espírita, durante o Segundo Império, em oposição a Napoléon III, vive em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas, em 1851. É um dos únicos proscritos a recusar a anistia decidida algum tempo depois: «Et s’il n’en reste qu’un, je serai celui-là» (“e se sobra apenas um, serei eu”). Com a morte da sua filha, Leopoldine, começa a descobrir e investigar experiências espíritas relatadas numa obra diferente nomeada “Les tables tournantes de Jersey”; (As mesas girantes de Jersey) e,  assistindo a sessões espíritas conduzidas pela médium Delphine de Girardin, converteu-se ao Espiritismo.

DIA  23

1734 nasce Franz Anton Mesmer, em Iznang, Swabia, Alemanha, grande estudioso do magnetismo; médico, criador da teoria do magnetismo animal conhecido pelo nome de Mesmerismo. Estudou Teologia e formou-se em
Medicina na Universidade de Viena. Provido de recursos, dedicou-se a longos estudos científicos, chegando a dominar os conhecimentos de seu tempo, época de
acentuado orgulho intelectual e ceticismo. Era um trabalhador incansável, calmo, paciente e ainda um exímio
músico.

1889 Bezerra de Menezes inicia o estudo sistemático
de “O Livro dos Espíritos”, em sessões públicas semanais, na Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro.

DIA  24

1957 desencarna em Porto Alegre, RS, Francisco Waldomiro Lorenz; espírita ativo, poliglota, destacou-se na difusão do Esperanto.

DIA  25

1890 lançado por Antônio Gonçalves da Silva (Batuíra), em São Paulo, o jornal “Verdade e Luz”. Espírita convicto, impressionou a sociedade da época por sua obra caritativa e por seu desapego aos bens materiais. Seu pioneiro jornal, com tiragens de até 15 mil exemplares, foi verdadeiro defensor do Espiritismo contra os ataques do Clero.

DIA  26

1878 desencarna, no Rio de Janeiro, Francisco de Menezes Dias da Cruz (pai). Colega de profissão e amigo de Bezerra de Menezes, ajudou a dignificar o Espiritismo e a Homeopatia no Brasil.    

DIA  27

1832 nasce Alexandre Aksakof, em Ripievka, Rússia, pesquisador espírita e autor de “Espiritismo e Animismo”; diplomata e conselheiro de Alexandre III, czar russo, doutorou-se em Filosofia e se notabilizou na investigação e na análise dos fenômenos espíritas durante o século XIX. Convém notar que Aksakof, em 1881, já havia patrocinado a fundação da revista Rebus, considerado o primeiro órgão de propaganda espírita da Rússia Imperial.

1873 desencarna em Paris, França, o Barão Luiz de Guldenstubbé, cientista e pesquisador escandinavo, que muito se interessou pelas materializações luminosas; foi responsável pela introdução do fenômeno de escrita direta
nos gabinetes da Europa. Durante treze anos de pesquisa, o Barão reuniu mais de duas mil provas de escrita direta.

DIA  28

1989 desencarna em Guaratinguetá, SP, Rafael Américo Ranieri. Por muitos anos, foi delegado de polícia, além de jornalista e escritor. Exerceu também a mediunidade,
deixando várias obras. Autor do livro “Materializações Luminosas”.

DIA  30

1431 Joana d’Arc é sacrificada na fogueira, em Rouen, França, por manifestar mediunidade ostensiva; em 1920, foi canonizada pelo papa Bento V na igreja do Sagrado Coração (Sacré-Coeur), em Paris.

DIA  31

1833 Bezerra de Menezes comunica por carta, ao irmão em Fortaleza, ter aderido ao Espiritismo, carta esta que, mais tarde, foi transformada em livro.

1939  Francisco Cândido Xavier, em Belo Horizonte,
é homenageado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, na eleição dos “Construtores do Progresso”, com o título de “Fraternidade em Pessoa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário