sábado, 1 de outubro de 2011

11 - Aconteceu em Novembro

DIA 01
1918 desencarna em Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo; cristão autêntico, espírita ativo, médium e fundador do Colégio Allan Kardec, cognominado “Apóstolo do Triângulo Mineiro”. O seu primeiro contato com a Doutrina Espírita ocorreu em 1903, através do seu tio, conhecido   como Sinhô, que, após tentar explicar os pontos básicos da doutrina, emprestou ao sobrinho o livro “Depois da Morte”, de Léon Denis. Ocorreu, então, uma transformação em sua vida: mudou-se da casa de seus pais e fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade, em1905, onde, além de realizar reuniões mediúnicas e doutrinárias, também prestava auxílio aos mais necessitados. Foi médium de variadas funções: inspirado, vidente, audiente, receitista, psicofônico, psicógrafo,   de desdobramento e de bicorporeidade. Como médium receitista, psicografava prescrições do Espírito Dr. Bezerra de Menezes
DIA 05
1839 nasce em Lincolnshire, Inglaterra, Stainton Moses, reverendo protestante, que se voltou para o Espiritismo, tendo deixado a obra “Ensinos Espiritualistas”.

DIA 06
1835 nasce em Verona, Itália, Cesare Lombroso; criminalista, pesquisador e escritor espírita, em experiências com a médium Eusápia Paladino.

DIA 07
1913 desencarna na Inglaterra o cientista e pesquisador espírita Alfred Russel Wallace.

DIA 08
1834 nasce em Berlim, Alemanha, Johann Karl Friedrich Zöllner, pesquisador espírita.

DIA 10
1835 nasce em Sevilha, Espanha, Amália Domingos Soler, vulto de grande destaque no Espiritismo espanhol. Fundou o jornal ”La Luz del Porvenir”. Escreveu ”Reencarnação e Vida”, ”Perdoa-me” e ”Memórias do Padre Germano”.

DIA 14
1849 as Irmãs Fox realizam as primeiras demonstrações públicas de suas faculdades mediúnicas no Corinthian Hall, em Rochester.

DIA 18
1881 nasce em Piraí, Rio de Janeiro, Alfredo José dos Santos Nora. Foi um grande poeta e jornalista. Lutou pela divulgação Espírita, através de seus versos, conseguiu aliar adeptos de outros credos quando estudante de Engenharia. Desencarnou em 13 de novembro de 1948, no mesmo local de seu nascimento. Consta no livro “Parnaso de Além Túmulo” a poesia “Carta Ligeira” de sua autoria.

DIA 22
1897 desencarna no Rio de Janeiro Júlio César Leal. Foi um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil.

DIA 23
1795 nasce em Thiais, França, à época da revolução francesa, Amélie-Gabrielle Boudet, educadora e escritora. Casou-se com o Professor Hypolite Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) e colaborou na divulgação do Espiritismo. Filha única, seus pais lhe proporcionaram uma reta educação moral e intelectual. Era professora primaria e seguia a linha de Pestalozzi, assim como A. Kardec, quando lecionava em Paris. Exerceu também as atividades de poetisa e artista plástica. Foi professora de Letras e Belas Artes; escreveu três livros: Contos Primaveris (1825), Noções de Desenho (1826) e O Essencial em Belas Artes (1828).

DIA 29
1982 desencarna Edgard Armond, ligado à Federação Espírita do Estado de São Paulo, autor de várias obras espíritas entre elas “Os Exilados de Capela” e pioneiro do movimento de unificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário