sábado, 1 de outubro de 2011

12 - Aconteceu em Dezembro

José Petitinga

DIA 02
1866- Nasce no Estado da Bahia,em1866,José Florentino,conhecido com José Petitinga. Comerciante, poeta foi destacado espírita naquele estado.

1866 – Nasce em Milevsko, Tchecoslováquia, Frederico Figner,Estabeleceu se no Brasil, onde destacou-se como industrial. E como espírita, atuou em vários setores da Federação Espírita Brasileira. Pela mediunidade de Chico Xavier ditou, do além, a obra Voltei usando o pseudônimo de Irmão Jacob.

1868 – Desencarna, em Paris, o livreiro e editor Didier,membro da Sociedade Espírita de Paris desde sua fundação:responsável pela primeira edição dos livros de Allan Kardec.

DIA 04
1935 - Desencarna em Paris, Charles Richet, criador da metapsíquica e sábio francês, pesquisador de fenômenos mediúnicos.

DIA 05
1934 - Desencarna no Rio de Janeiro, Humberto de Campos, escritor, deputado estadual, membro da Academia Brasileira de Letras (1920). Ditou diversas obras espíritas, através do médium Chico Xavier, algumas com o pseudônimo: ”Irmão X”.

DIA 07
1953 - A polícia invade a sede da Federação Espírita Portuguesa, em Lisboa; confisca todos os bens e destrói a biblioteca, com 12.000 volumes.

1957 - Fundado o Instituto de Cultura Espírita do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, por Deolindo Amorim.

DIA 08
1977 - Desencarna em Campinas, SP, Ângelo Santoni. Foi um dos unificadores do espiritismo e fundador da UME.

DIA 10
1835 - Nasce em Sevilha, na Espanha, Amália Domingo Soler. Fundou o jornal ”La Luz del Porvenir”. Escreveu ”Reencarnação e Vida”, ”Perdoa-me” e ”Memórias do Padre Germano”.

1874 - Nasce em Icó, Ceará, Manuel Viana de Carvalho, um dos maiores tribunos espíritas.

1911 - Inaugurada no Rio de Janeiro, a sede própria da Federação Espírita Brasileira, por Leopoldo Cirne.

1944 - Fundada no Rio de Janeiro, a Cruzada dos Militares Espíritas, divulgadora da Doutrina dentro das corporações militares.

DIA 11
1761 - Nasce Joanna Angélica em Salvador, BA. É uma das encarnações conhecidas de Joanna de Ângelis, que foi abadessa no convento da Lapa.

1847 - A família Fox transfere-se para Hydesville, passando a morar na casa que seria palco dos memoráveis fenômenos de efeitos físicos.

1855 - Allan Kardec recebe a revelação mediúnica de que Zéfiro era seu espírito protetor.

1888 - Desencarna em Barcelona, Espanha, José Maria Fernandez Colavida. Foi tradutor das obras de Kardec para o espanhol.

1904 - Fundada a Federação Espírita Pernambucana, em Recife, sendo eleito e empossado, como primeiro presi­dente, o Sr. Clodoaldo Fernandes Viana.

DIA 13
1963 - Fundado o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicofísicas - IBPP, em São Paulo, SP, presidido por Hernami Guimarães Andrade.

DIA 14
1956 - Fundada a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.

1884 - Nasce em Portugal, Maria Máximo. Espírito edificante, inteligente e generoso, que a todos acolhia e confortava, espalhando a esperança, alegria e estimulando a fé. Entre suas realizações, destaca-se a fundação, em 1937, do Centro Espírita “Ismênia de Jesus”, em Santos - SP que, desde então, continua a produzir frutos.

DIA 15
1859 - Nasce na Polônia, Lázaro Luiz Zamenhof, o criador do Esperanto

DIA 16
1945 - Fundada a Sociedade Espírita Santo Agostinho, por Jésus Gonçalves, no Hospital-Colônia para Hansenianos em Pirapitingui.

DIA 18
1903 - Desencarna no Rio de Janeiro, Augusto Elias da Silva, fundador da revista Reformador e um dos fundadores da FEB.

DIA 21
1916 - Desencarna no Rio de Janeiro, João Gonçalves do Nascimento. Portador de inúmeras faculdades, destacando-se, sobretudo, como receitista e curador.

DIA 24
1872 - Nasce na República Checa, Francisco Valdomiro Lorenz. Foi espírita, médium notável, esperantista, sendo o primeiro diretor de esperanto da FEB.

1906 - Nasce Yvonne do Amaral Pereira, em Rio das Flores - RJ, médium e prestimosa colaboradora do Movimento Espírita.

DIA 25
Comemora-se o nascimento de Jesus, o Espírito mais perfeito que Deus concedeu ao mundo para servir de modelo aos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário