sábado, 24 de abril de 2010

Enrico Morselli

Enrico Morselli, nasceu em Modena na Itália em 17 de julho de 1852, e morreu em Gênova, em 18 de fevereiro de 1929.

Foi um brilhante psiquiatra italiano, acadêmico e promotor ativoda escola positivista italiana de neuropsiquiatria.acadêmico e promotor ativoda escola positivista italiana de neuropsiquiatria.

Ele tinha sido um cético amargo dos fenômenos mediúnicos e publicou vários obras como: a fascinazione La e gli stati ipnotici (1886) e telepatici fenomei e le allucinazioni veridiche (1897) que tinha como objetivo central, desacreditar a nascente Doutrina Espírita perante a comunidade acadêmica. No entanto, seu encontro com a grande médium Eusápia Palladino e a realização de 30 sessões de materializações de espíritos em 1901-2 e 1906-7. Enrico Morselli acabou se convencendo completamente da realidade dos fenômenos espíritas e pronunciou sua mudança de pensamento em 1907 na revista Annals of Psychic Science (vol. 5, 1907, p. 322):

"A questão do Espiritismo foi discutida por mais de cinqüenta anos, e embora ninguém possa prever neste momento quando isso vai ser resolvido, todos são acordados em atribuir a ela uma grande importância entre os problemas que deixou como legado pelo século XIX para o XX. Se durante muitos anos a ciência acadêmica desvalorizou toda a categoria de fatos que o Espiritismo trouxe para formar os elementos de seu sistema doutrinário, tanto pior para a ciência. E pior ainda para os cientistas que ficaram surdos e cegos diante de todos a afirmação, não de sectários crédulos, mas de graves e dignos observadores como Crookes, Lodge e Richet. Eu não me envergonho de dizer que eu próprio, na medida do meu poder foi modesto, tinha contribuído para esse ceticismo obstinado, até o dia em que eu estava habilitado para quebrar as cadeias em que os meus preconceitos absolutista tinham ligado meu julgamento."

Enrico Morselli escreveu a obra intitulada "Psicologia e Espiritismo", publicado em dois volumes, em Turim, em 1908. Na qual relata os fatos por ele observados com a notável médium Eusápia Paladino.


"O conhecimento humano é semelhante a uma esfera que cresce incessantemente; a medida que aumenta o seu volume, cresce o número de seus pontos de contacto com o desconhecido."

Blaise Pascal


Fontes:
Berger, Arthur S., and Joyce Berger. The Encyclopedia of Parapsychology and Psychical Research. New York: Paragon House, 1991. Berger, Arthur S., e Joyce Berger York. A Enciclopédia de Parapsicologia e Psíquicas:. Nova pesquisa Paragon House, 1991.
Morselli, Enrico. I fenomei telepatici e le allucinazioni veridiche. Np, 1897. Morselli, Enrico. I telepatici fenomei e le allucinazioni veridiche. Np, 1897.
Pleasants, Helene, ed. Biographical Dictionary of Parapsychology. New York: Helix Press, 1964. , Helene, ed. Pleasants Dicionário Biográfico da Parapsicologia: Novo. York Helix Press, 1964.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário